Como os tamanhos de blazer funcionam

Geralmente quando vamos comprar um blazer ou costume, principalmente pela internet, nos deparamos com diversos tamanhos e tipos. 46M, 48S, 50C… Afinal, como saber o seu tamanho de blazer correto?

paletos

Compreendendo os tamanhos dos trajes

Antes é necessário entender que blazer, costume e terno NÃO são a mesma coisa.

  • Um terno é composto por um paletó, calça e colete. Formando um traje de três peças.

terno

 

  • Costume é um traje formado pelo paletó e a calça (todos com o mesmo tecido).

costume

  • Já o blazer é a peça única onde se pode usar com diferentes tipos de calças, por conta disso é considerado mais casual.

blazer

Sendo assim, se você for comprar um costume ou terno é necessário se atentar também ao tamanho das demais peças.

A etiqueta de um blazer incluirá um número (normalmente entre 34 e 52) e uma ou duas letras. Os números representam o tamanho do peito em centímetros dividido por dois, sendo assim, um blazer tamanho 48, caberia bem em uma pessoa com a medida de peito de 96cm.

A letra logo após a numeração representa o corte da peça e como ela se comporta com o corpo, podendo ser:

  • S (Slim) onde o terno mantém um estilo mais contornado ao corpo de forma justa. É considerado um tipo de corte jovial e atemporal. O blazer terá uma cintura afilada, abraçando você em todos os lugares, e os punhos não vão parecer folgados nem restringir seus movimentos. Além disso, a perna da calça vai se estreitar até o calçado, criando um efeito de emagrecimento.
  • M (Médio) representa um corte tradicional, onde se tem um tamanho mais generoso para manter um conforto maior no corpo. Ao invés de ter um corte contornado, você verá que a cintura da jaqueta e a perna da calça têm um corte bem uniforme, sem muito afunilamento.
  • L (Longo) que se mantém com um comprimento maior no corpo, se tornando uma opção para pessoas de estaturas mais elevadas.
  • C (Curto) é o oposto do longo, tendo então um comprimento menor de corpo.

Sendo assim, uma numeração “38S”, seria um blazer de peito 38 com corte slim. Porém você também pode encontrar numerações com duas letras, como “40SL”, que seria um 40 slim e longo.

Conheça todos os modelos de blazer, costumes e ternos em nosso site.

Sua Compra