Tipos de colarinho para camisas sob medida

É senso comum que o colarinho é a parte mais importante de uma camisa. No entanto, é importante notar que é também o item mais complicado e de maior dificuldade de fabricação. Agora, uma coisa é certa: o colarinho é que dá personalidade à camisa. Aprenda quais os tipos de colarinho para camisas:

tipos de colarinho

E o que pode variar em colarinho para camisas?

  1. Em primeiro lugar a consistência, mais rígida ou mais mole.
  2. Depois o ângulo das pontas , mais aberto ou mais fechado.
  3. E ainda, a altura tanto na parte de trás como o tamanho das pontas, além da altura do pé (onde vai o botão e a casa).

Existem ainda outros detalhes como botões nas pontas ou presilhas. Ou até costuras e tirinhas de tecido sobrepostas. Tudo bem. E o que fazer com com tanta opção? Em primeiro lugar criar seu próprio estilo. Mas vamos dar algumas dicas e direções para isso.

Consistência

Normalmente a consistência mais rígida se aplica a camisas para usar com gravatas ou ainda a camisas mais casuais para uso em ambientes de trabalho. Já a consistência mais mole é perfeita para camisas de linho ou mais despojadas e também quando se busca mais conforto.

colarinho mole
Camisa de Linho com colarinho mole.
colarinho rigido
Camisa com colarinho mais rígido.

Ângulo

Muitas lojas e camiseiros gostam de colocar nomes nesse ângulo dos colarinhos. Não gostamos muito dos nomes, mas temos um caso curioso nesse sentido. No final da década de 70 um cliente pediu ao nosso fundador Augusto que copiasse um colarinho usado pelo Príncipe Charles que era com um ângulo bem aberto. Na época praticamente todos os colarinhos eram desenhados com ângulos mais fechados (clássicos), logo, um colarinho como esse seria muito diferente e moderno. Essa foto do príncipe ficou com Augusto por muitos anos e esse desenho acabou incorporado às possibilidades de tipos de colarinho para camisas sob medida da Camisaria (pode parecer absurdo, mas foi um diferencial importante dar essa opção aos clientes, já que a concorrência não usava esse desenho). O sucesso desse colarinho acabou emprestando o nome de colarinho do príncipe para esse estilo. E até hoje usamos esse nome.

Mas vamos ao que interessa. O ângulo do colarinho serve para harmonizar seu biotipo, tanto no que se refere à formato de rosto, como altura e peso. Além do tipo de nó de gravata que usa.

Os ângulos mais abertos ficam muito bons em rostos e corpos mais longilíneos/retangulares. E ainda com nós de gravatas mais encorpados. Já os ângulos mais fechados (mais bicudos) se adaptam bem aos rostos mais redondos e corpos mais gordinhos, alongando a silhueta. E ainda aos nós de gravata menores.

 

charles angulo aberto
Colarinho de ângulo aberto usado pelo Príncipe Charles.
colarinho angulo medio
Ângulo médio.
angulo fechado
Ângulo mais fechado.
  • Altura

A altura do colarinho é usada para se harmonizar com a altura do seu pescoço. Pescoços mais longos ou com muitas rugas pedem um colarinho mais alto na frente . Já pescoço mais curto, normalmente associado a um diâmetro maior pede um colarinho mais baixo na frente.

O tamanho das pontas normalmente segue um pouco a moda, além dessas dicas acima. Hoje as pontas estão um pouco menores mas há uns 10 anos atrás eram enormes. Aqui também muitas pessoas tentam imprimir uma marca própria nesse quesito . Um colarinho maior empresta uma certa imponência e eventualmente arrojo à sua imagem. Um colarinho menor, modernidade.

colarinho alto e fechado
Colarinho alto e fechado.
Alto e aberto.
Mais baixo e fechado.
  • Detalhes
Colarinho com botões nas pontas.
Colarinho com botões nas pontas.

Sempre procuramos aconselhar um colarinho que harmonize todos esses aspectos: biotipo, estilo, moda, etc. Porém, as vezes o que importa é só um desejo seu ou um gosto.colarinho super aberto

Comente o que achou e qual desses colarinhos você mais utiliza!

LP mostruário digital

Quer saber também como escolher os punhos da sua camisa? confira agora neste post.

Sua Compra