Para a maioria das pessoas, para escolher um cinto masculino não é necessário pensar, pois o usam apenas pelo propósito funcional. No entanto, um cinto é um acessório essencial que pode transformar seu look, coordenar seu visual e deixá-lo mais estiloso. Quando usado corretamente, o cinto masculino pode ser a peça central de looks casuais e formais, facilmente combinados com shorts, jeans ou calças de alfaiataria junto ao seu terno. Neste guia definitivo de como usar cintos masculinos, mostraremos os diferentes tipos de cintos e opções para combinar com seu visual.
Quais são os tipos de cintos masculinos?
Existem diversos tipos de cintos, vamos abordar um pouco sobre os principais e encontrar o melhor uso para cada ocasião.
Cintos Sociais

Os cintos sociais normalmente são feitos de couro e possuem um design simplificado. Por isso são muito mais finos e de couro liso. Para manter as coisas simples, os cintos sociais masculinos possuem uma fivela quadrada elegante com acabamento brilhante e a costura geralmente é da mesma cor do couro. São a escolha de cinto ao usar ternos ou calças sociais, pois são adequados para todas as ocasiões formais.
Cintos Casuais

Os cintos casuais tendem a ter uma fivela maior e uma largura de alça mais ampla, eles são feitos de uma variedade de materiais: couro liso, camurça, corda, ou algodão. Por isso, possuem uma maior variação de cores e estilos. Podem ser usados em várias ocasiões e combinados com calças jeans ou shorts, sendo então muito mais versáteis do que os cintos sociais.
Como combinar seus cintos?
Na hora de montar um look, pode ser difícil saber o que combinar e qual cinto usar para finalizar o look. Como regra geral, sugerimos combinar seus metais e couros com seu cinto. Isso significa que a fivela deve ser do mesmo metal do seu relógio, abotoaduras ou joias, e a alça do cinto deve combinar com a cor dos seus sapatos.
Por exemplo, um cinto marrom com fivela prateada combina com sapatos marrons e um relógio prateado, enquanto um cinto preto com fivela dourada combina com sapatos pretos e abotoaduras douradas.

No entanto, looks casuais tendem a ter mais liberdade, então sinta-se à vontade para misturar e combinar com seu estilo pessoal. Para um visual formal, recomendamos evitar cores contrastantes e aderir a cintos elegantes e minimalistas com textura mínima e acabamentos simples. Se você está apenas procurando o essencial, não há como errar com tiras pretas ou marrons. O marrom escuro é a cor mais versátil e combina melhor com ternos cinza, marinho ou azul, bem como calças bege e jeans azul.
E se eu não quiser usar cintos?
Existem ocasiões em que o uso do cinto não é necessário, principalmente em visuais casuais. Por exemplo, ao usar uma camisa ou camiseta para fora da calça, sinta-se à vontade para pular o cinto, a menos que você ainda queira usá-lo para fins de funcionalidade.
Já em situações formais, existem calças de alfaiataria que possuem um ajuste lateral que dispensa o uso de cintos, tornando também o visual mais sofisticado e elegante.

Geralmente, nós fazemos essas calças sob medida para que elas mantenham o alinhamento e caimento perfeitos no corpo. Nossa camisaria oferece este serviço para nossos clientes. Conheça mais no site de sob medida ou agende seu atendimento em nosso WhatsApp!