Guia definitivo de como usar cintos masculinos

Para a maioria das pessoas, para escolher um cinto não é necessário pensar, pois o usam apenas pelo propósito funcional. No entanto, um cinto é um acessório essencial que pode transformar seu look, coordenar seu visual e deixá-lo mais estiloso. Quando usado corretamente, o cinto masculino pode ser a peça central de looks casuais e formais, facilmente combinados com shorts, jeans ou calças de alfaiataria junto ao seu terno. Neste guia definitivo de como usar cintos masculinos, mostraremos os diferentes tipos de cintos e opções para combinar com seu visual.

 

homem de camisa branca e calça social bege usando cinto de couro marrom, combinando com seu relógio marrom

Quais são os tipos de cintos masculinos?

Existem diversos tipos de cintos, vamos abordar um pouco sobre os principais e encontrar o melhor uso para cada ocasião.

  • Cintos Sociais – Os cintos sociais normalmente são feitos de couro e possuem um design simplificado. Por isso são muito mais finos e de couro liso. Para manter as coisas simples, os cintos sociais masculinos possuem uma fivela quadrada elegante com acabamento brilhante e a costura geralmente é da mesma cor do couro. São a escolha de cinto ao usar ternos ou calças sociais, pois são adequados para todas as ocasiões formais.cinto social masculino de couro na cor preta sem costura com fivela dourada
  • Cintos Casuais – Os cintos casuais tendem a ter uma fivela maior e uma largura de alça mais ampla, eles são feitos de uma variedade de materiais: couro liso, camurça, corda, ou algodão. Por isso, possuem uma maior variação de cores e estilos. Podem ser usados ​​em várias ocasiões e combinados com calças jeans ou shorts, sendo então muito mais versáteis do que os cintos sociais.Dois cintos casuais de couro e corda nas cores azul e marrom com fivela prateada

Como combinar seus cintos?

Na hora de montar um look, pode ser difícil saber o que combinar e qual cinto usar para finalizar o look. Como regra geral, sugerimos combinar seus metais e couros com seu cinto. Isso significa que a fivela deve ser do mesmo metal do seu relógio, abotoaduras ou joias, e a alça do cinto deve combinar com a cor dos seus sapatos.

Por exemplo, um cinto marrom com fivela prateada combina com sapatos marrons e um relógio prateado, enquanto um cinto preto com fivela dourada combina com sapatos pretos e abotoaduras douradas.

Mesa de madeira com sapato marrom, cinto marrom, cinto social marrom e camisa social masculina branca.

No entanto, looks casuais tendem a ter mais liberdade, então sinta-se à vontade para misturar e combinar com seu estilo pessoal. Para um visual formal, recomendamos evitar cores contrastantes e aderir a cintos elegantes e minimalistas com textura mínima e acabamentos simples. Se você está apenas procurando o essencial, não há como errar com tiras pretas ou marrons. O marrom escuro é a cor mais versátil e combina melhor com ternos cinza, marinho ou azul, bem como calças bege e jeans azul.

E se eu não quiser usar cintos?

Existem ocasiões em que o uso do cinto não é necessário, principalmente em visuais casuais. Por exemplo, ao usar uma camisa ou camiseta para fora da calça, sinta-se à vontade para pular o cinto, a menos que você ainda queira usá-lo para fins de funcionalidade.

Já em situações formais, existem calças de alfaiataria que possuem um ajuste lateral que dispensa o uso de cintos, tornando também o visual mais sofisticado e elegante.

Calça social masculina na cor azul com ajuste lateral prateado

Geralmente, essas calças são feitas sob medida para que mantenham o alinhamento e caimento e fiquem perfeitas no corpo. Em nossa camisaria oferecemos este serviço para nossos clientes. Conheça mais no site de sob medida ou agende seu atendimento em nosso WhatsApp!

Sua Compra