Algodão Pima – Por que é tão bom?

Muito macio, resistente a rasgos, desgaste, enrugamento e ao desbotamento. Quem já teve contato com alguma peça feita com algodão Pima sabe que é evidente seu toque suave e macio em relação a algodões comuns. Sendo assim, esse tipo de algodão é considerado pelos especialistas como o melhor algodão do mundo, mas o que faz dele um algodão tão superior e por que é tão bom?

campo de plantação de algodão pima

O que é algodão Pima?

Esse famoso algodão é um material ultra macio de alta qualidade com fibras mais longas e finas do que o tradicional. Essas fibras longas e sedosas produzem um tecido macio e muito durável. Com alta resistência a rasgos, desgaste, enrugamento e desbotamento, um tecido de Pima promove fácil manutenção, pois pode ser lavado na máquina de lavar sem que tenha formação de bolinhas, mesmo após muitas lavagens.

As fibras de algodões tradicionais têm um comprimento máximo de 1,1 polegadas, enquanto as fibras do Pima podem ter entre 1,4 e 2 polegadas de comprimento. A suavidade incomum e a alta durabilidade desse material o tornou popular como material para roupas e lençóis de luxo.

Para que fique claro, veja essa comparação entre o algodão Pima e um algodão tradicional:

comparação entre algodão pima e algodão tradicional

Onde é cultivado?

A planta que produz esse algodão só pode crescer em ambientes quentes e áridos e atualmente três regiões produzem as melhores variedades:

  • Peru
  • Austrália
  • As regiões do sudoeste dos Estados Unidos

O algodão Pima é nativo do Peru, mas ganhou o nome em homenagem aos índios Pima, que ajudaram a cultivar o algodão nos Estados Unidos.

Algodão Pima ou Algodão Egípcio?

Tanto o Pima quanto o Egípcio oferecem qualidade premium, pois carregam as mesmas características e o nome científico “gossypium barbadense”. O algodão Pima é comumente usado em tecidos para camisetas, lençóis e roupas de dormir, enquanto o algodão egípcio é perfeito para camisas sociais.

Antes de comprar uma peça desse material, é importante verificar a origem, pois existem vários produtos de algodão que levam o nome “pima” ou “egípcio” que são simplesmente misturas com algodão de má qualidade.

Para saber se o produto que você está comprando realmente é feito com estes algodões especiais, verifique se há indicação na peça, deve estar especificado como “100% pima cotton”, por exemplo. Verifique também a maciez, ela deve ser extremamente agradável e macia. Com isso você estará comprando um tecido legítimo e desfrutará de todas as suas qualidades.

camiseta polo branca de algodão pima augusto camiseiro

Gostou do conteúdo? Conheça então nossas polos e camisetas feitas de algodão pima e desfrute de todos os benefícios que este algodão oferece. Elas estão disponíveis a pronta entrega em nossa loja!

Sua Compra